segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

vacinação

Pra quem vai viajar nesse feriado, de férias ou no carnaval, verifique na caderneta de vacinação se as vacinas estão em dia, principalmente das crianças, OK? E para quem vai viajar para as seguintes áreas listadas a seguir, está sendo recomendada a contra a febre amarela (atenuada): estados do Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal e Minas Gerais e alguns municípios dos estados do Piauí, Bahia, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
A vacinação é a maneira mais eficaz de se evitar diversas doenças imunopreveníveis, como varíola (erradicada), poliomielite (paralisia infantil), sarampo, tuberculose, rubéola, gripe, hepatite B e febre amarela, entre outras.
É Importante ressaltar alguns conceitos básicos sobre a vacinação:
Vacina é o mecanismo usado para controlar algumas doenças infecto-contagiosa. Consiste na inoculação de um antígeno na corrente sanguínea de uma pessoa, visando à produção de anticorpos.
O que eu quero lembrar é a diferença entre pessoa vacinada e pessoa imune:
. A pessoa vacinada é aquela que recebeu uma dose da vacina, independentemente de ter recebido o esquema completo.
. A pessoa imune é aquela que possui anticorpos protetores específicos contra determinado agente infeccioso. Essa imunidade pode ser adquirida naturalmente (pela doença) ou artificialmente (pela imunização adquirida por meio da vacinação, seguindo direitinho o esquema completo proposto.)

Bom dia!
Té +

Quer comentar?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Coments recentes

Mar

Mar
De vez em quando tiro o mar de lá e ponho em mim. Só pra refletir a luz da lua.