domingo, 18 de março de 2012

Cuide da saúde dos seios





Você deixa de ser menina quando começa a se desenvolver, e a partir daí os seios passam a fazer parte da sua identidade corporal. São fonte de alimento para o recém-nascido e têm uma forte carga sexual. Preservar a saúde das suas mamas depende só de você.

Os seios fazem parte da identidade da silhueta feminina. Da puberdade em diante, eles se desenvolvem até atingir o tamanho e a forma característica de cada mulher em particular. São belos e despertam desejo. E também são fonte de alimento para os bebês, atributo que as mulheres compartilham com todas as fêmeas de mamíferos.

Mas, existe um detalhe que nos diferencia: para os humanos, os seios também têm um claro componente sexual e são fonte de atração e prazer. Por isso, cuidar da saúde das mamas é um tema delicado ao qual, no entanto, você deve prestar atenção durante toda a sua vida.

Biologicamente, a mama é uma glândula sudorípara modificada, cuja função primordial é a produção de leite para a amamentação. Por isso, os seios mantêm um volume considerável, que aumenta aproximadamente um terço durante o período de lactação. A glândula mamária se origina na profundidade da pele, desenvolve-se no início da adolescência e tem seu crescimento acompanhado pela pele, que se adapta a novas formas e tamanhos. Além disso, os estímulos hormonais da menstruação, gravidez e maternidade, os tratamentos hormonais e a obesidade provocam o aumento de seu tamanho.

Quase 50% dos casos de câncer de mama surgem em mulheres sem indícios de algum tipo de risco. No entanto, existem elementos que desempenham um papel importante em relação à probabilidade de contrair a doença. São eles: a idade (80% dos casos acontecem entre mulheres com mais de 50 anos), os fatores genéticos (antecedentes familiares), a primeira menstruação antes dos 11 anos, nunca ter ficado grávida, e a menopausa depois dos 55 anos. Além disso, influenciam o uso de anticoncepcionais orais, ter realizado tratamento de reposição hormonal e consumo elevado de álcool. Do ponto de vista da saúde, todas as mulheres a partir dos 20 anos devem incorporar hábitos de prevenção do câncer de mama.

Ter consciência é a melhor forma de se cuidar.

Té +

Quer comentar?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Coments recentes

Mar

Mar
De vez em quando tiro o mar de lá e ponho em mim. Só pra refletir a luz da lua.