Nada mais relaxante e gostoso do que chegar em casa após um dia exaustivo e tomar um banho quentinho e bem demorado pra relaxar o corpo não é?
Mas, este simples hábito diário poderá comprometer a nossa saúde e a textura da nossa pele.
Poucas pessoas sabem que ao se entregarem ao prazer de um banho quente e demorado, estão causando sérios danos à pele e aos cabelos.
O banho quente faz mal sim, pois prejudica a camada manto-lipídica da pele, responsável pela textura macia.
A água quente retira essa oleosidade natural da superfície do corpo e que é necessária na proteção e garantia da manutenção da pele e dos fios dos cabelos.
O resultado são cabelos ressecados e de péssima aparência e coceiras e escamação do couro cabeludo. E na pele pode surgir uma sensação de aspereza e de "pele repuxada".
A temperatura alta da água estimula a dilatação dos poros e para quem tem propensão a urticárias, pode apresentar coceiras e vermelhidão no corpo todo.
A temperatura certa para um banho saudável é a água morna, quase fria (entre 25 e 30 graus) e deve durar no máximo 15 minutos.
O ideal é usar apenas um sabonete adequado ao seu tipo de pele, que agrida menos o PH alcalino da pele. E também hidratantes que contenham ceramidas, uréia e óleos essenciais logo após o banho.
Té +, vou tomar um banho =D
Quer comentar?
Postar um comentário