sexta-feira, 12 de agosto de 2011

"Carne esponjosa"...ai meus sais!!


Ai meus sais!!! Esperei melhorar um pouco pra falar sobre o assunto de hoje. 

Na verdade é muito interessante a gente ler sobre as cores de esmaltes da moda, etc... Mas esquecemos o principal: O cuidado com as unhas.

Você sabe realmente como se deve cortar as unhas? Quadradas ou redondas? Resposta...Não importa, desde que seja da forma correta.

Estou passando uma crise de Granuloma Piogênico...Não!!! Não eh uma uma doença com risco de morte e nem contagiosa. =D É a famosa carne esponjosa!!! Quase fiquei em coma de tanta dorrrrrrrrrrrrrrrrrrr...ai meus sais!!!

Só tá valendo a pena porque o médico que está me tratando é um DEUS GREGO.LINDOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Ai meus sais! ! E além de lindo, é hiper profissional e hoje estou melhorando!!! Meu herói!! =D

Hoje eu preciso dar um grito de libertação dessa "CARNE ESPONJOSA". Estou toda chorosa. Isso dói  muito!!!

Pensei em fazer fotinhas antes e depois...mas "despensei" qd vi a foto ampliada...minha unha está horríííivel, nojenta, cheia de pus...argh!!! Meu dedão lindinho de outrora, está  inchado e vermelho... não ficou bem na foto. =D Deixa pra lah... =D

Quero mesmo é falar sobre o Granuloma Piogênico, vulgarmente chamado de "carne esponjosa" e que eu não sabia como tratar. Fiquei futucando e fiquei pior.
 
Tem que tratar direitinho com um cirurgião geral.
Que pode recomendar um tratamento tópico ou até mesmo extrair parte da unha.

Vasculhando a Net achei essa matéria abaixo e quero compartilhar com vocês.






Granuloma Piogênico... o que é?
Popularmente conhecido como "carne esponjosa", o granuloma piogênico é uma proliferação de vasos sanguíneos que forma uma lesão tumoral secundária a um traumatismo, como os provocados pelos alicates das manicures ou por uma unha encravada, sendo o canto das unhas a sua localização mais comum.

Manifestações clínicas
Frequentemente localizado nos dedos, o granuloma piogênico caracteriza-se por uma lesão tumoral, avermelhada ou arroxeada, úmida, de consistência mole e que sangra facilmente aos pequenos traumatismos.
O seu crescimento é rápido e o sangramento pode dar origem à formação de crostas escuras sobre a lesão. Geralmente acompanha-se de processo inflamatório local, com vermelhidão, inchaço e dor na pele ao redor da lesão.

(Não é o meu dedão!!! Esse está muito mais bonitinho....=D )

Tratamento
O tratamento depende do tamanho da lesão. Lesões pequenas podem ser tratadas pela cauterização química. Lesões maiores devem ser tratadas pela eletrocoagulação, após anestesia local.
No caso das unhas encravadas serem o fator desencadeante do granuloma, estas devem ser tratadas. A colocação de um fino chumaço de algodão entre a unha e a carne lateral onde se formou o granuloma pode ajudar nos casos mais simples. Casos mais graves podem necessitar de cirurgia para correção da unha encravada.
Em todos os casos, o tratamento deve ser feito ou coordenado pelo médico dermatologista.

Cuidados com as unhas:
- não corte as unhas até o "sabugo", deixe sempre uma pequena porção da borda livre.
- não corte as unhas dos pés pelos cantos, isso evitará que elas encravem.
- não retire ou afaste as cutículas, elas protegem a matriz ungueal da ação de substâncias químicas e/ou microorganismos.
- evite usar endurecedores de unha, eles podem causar ressecamento e manchas.
- evite deixar as mãos úmidas por muito tempo. A umidade excessiva favorece o surgimento de micoses como o "unheiro".
- deixar de usar esmaltes durante 1 semana por mês, usando um hidratante com uréia neste período, ajuda a evitar o ressecamento e desfolhamento das unhas.
- qualquer alteração como bordas desfolhando ou quebrando, manchas, descolamento ou espessamento da unha, procure um dermatologista para o correto diagnóstico e tratamento.


NUNCA USE MEDICAMENTOS SEM A ORIENTAÇÃO DE UM MÉDICO.

Quer comentar?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Coments recentes

Mar

Mar
De vez em quando tiro o mar de lá e ponho em mim. Só pra refletir a luz da lua.