terça-feira, 22 de novembro de 2011

Atenção nos ingredientes dos cosméticos!


Apesar de serem pensados para nos deixarem lindas, não é difícil encontrar cosméticos que contenham alguns ingredientes um tanto “perigosos” na sua composição. Eles são sintéticos na sua maioria e podem causar reações alérgicas bastante fortes caso sejamos sensíveis a alguns desses produtos. Também podem provocar problemas crônicos de pele e até mesmo alguns tipos de câncer.

Ao todo, existem cinco grandes inimigos da boa saúde que são usados pelas indústrias de produtos de beleza.

São eles: parabeno, formaldeído, dietanolamina, lauril e óleo mineral. 

Boa parte desses ingredientes tem preços menores, o que torna seu uso facilitado para os fabricantes. As funções deles são variadas e é por isso mesmo que precisamos ficar ficar atentas na composição dos produtos para não causar danos à nossa saúde.

Conservantes

Os parabenos e formaldeídos têm como principal função conservar os cosméticos. Se analisados individualmente, os parabenos (metil, etil, butil, propil e isobutil) podem ocasionar reações alérgicas e ainda funcionam como uma forma sintética do hormônio feminino estrogênio. O excesso desse hormônio pode causar câncer de mama e acelerar a puberdade, para as meninas mais jovens.

Já os formaldeídos – conhecidos popularmente como formol – são muito usados em produtos para os cabelos. Muitos tratamentos para alisar os fios usam este ingrediente, que é liberado pela ANVISA. Entretanto, existe uma quantidade máxima de 0,2% da composição total do produto. Além de causar irritação nas mucosas e pele, o formol é altamente cancerígeno se estiver em altas concentrações. Portanto, cuidado.

Emulsionantes

Acredite, o shampoo nosso de cada dia não é todo cremoso à toa. =D Ingredientes como a dietanolamina e o lauril têm como função deixar o produto mais cremoso e cheio de espuma. Entretanto, nem tudo é só aquela sensação de “ai que delícia!” que esses produtos proporcionam.

Existem muitas consequências nada prazerosas. Como se trata de compostos de amônia, as chances de formar nitrosaminas e acúmulo de nitratos na sua pele é muito grande. Isso pode acarretar tumores, problemas glandulares e as “clássicas” alergias.

Até os minerais

Neste caso, falo dos óleos minerais, que são derivados do petróleo. Presente em produtos emolientes e lubrificantes, o óleo mineral tampa os poros e não permite a respiração natural da pele. Essa obstrução pode causar cravos e acne, além de prejudicar a hidratação. Por isso, observe muito bem a composição dos seus cosméticos.

Tolueno

Presente em esmaltes, laquês e outros sprays. O grande risco está na sua inalação, visto que ele causa náuseas, cansaço, perda de apetite e em casos mais severos, pode levar à perda de memória, visão e audição. Sendo assim, prefira esmaltes e produtos que NÃO tenham tolueno na sua composição. Dessa forma você evita o mal estar e preserva a sua saúde.

Os perigos do chumbo

O acetato de chumbo pode ser considerado um dos mais perigosos componentes de cosméticos já utilizados pela indústria da beleza. Usado principalmente na fabricação de batons e tinturas de cabelo, o acetato de chumbo pode causar sérios danos hormonais. Depois de ser absorvida pela pele, a substância se deposita nos ossos e o efeito tóxico permanece no corpo durante vários anos. Por isso, já na primeira consulta de pré-natal, recomendamos à gestante não tingir os cabelos durante a gestação e amamentação.

Vale à pena pesquisar mais sobre esse assunto e se informar.
Bezzos.
Té +





Quer comentar?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Coments recentes

Mar

Mar
De vez em quando tiro o mar de lá e ponho em mim. Só pra refletir a luz da lua.