quarta-feira, 9 de março de 2011

E se...?



Grande parte da nossa ansiedade provem de pensamentos condicionais: "E se..." E se eu não conseguir pagar a conta? E se eu fracassar? E se meu relacionamento acabar? E se as coisas não melhorarem? E se eu adoecer?...

E hoje, o dia inteirinho vi tantos "e se...?" me rodeando... Uma ansiedade invadiu a minha alma esses últimos dias e fiquei buscando vários meios diferentes de disfarçar... Dormir, comer, diversão, passear, malhar...ocupar a mente e o corpo.

No entanto, toda ansiedade só pode ser aquietada com a paz de Deus, aquela que excede todo o entendimento. Sempre que eu me volto para Deus e oro,  ele me dá a paz em relação a quem eu sou, ao que eu estou fazendo e ao caminho por onde ando ou que devo seguir. Só Deus é capaz de me dar uma paz verdadeira quanto às cirscunstâncias, não importa quais sejam. Ele me dá  paz quanto ao meu passado, meu presente e meu futuro. 

Um dia eu decidi que ainda que essa vida seja imprevisível e cheinha de problemas, não vou ficar ansiosa com coisa alguma. E hoje, eu precisei me reafirmar essa decisão muitas vezes. Não vou simplesmente esquecer os problemas, mas vou buscar a melhor solução ouvindo o que Deus tem a me dizer na quietude da oração, e tenho certeza de que a promessa de Deus vai se cumprir. Ele me dará a paz além de todo o meu entendimento, mesmo quando nada mais fizer sentido para mim. Ele me prometeu, e é fiel para cumprir, para proteger meu coração e a minha mente.

Quando começamos a pensar no pior, ficamos angustiadas, isso gera uma ansiedade enorme e um estresse mental que acabam por prejudicar a nossa capacidade de raciocínio e de agir. Essa falta de paz nos torna infelizes e pode até nos fazer adoecer. Com a alma  ansiosa, a gente passa a carregar um peso emocional, mental e físico.

E, além dos pensamentos ansiosos, temos a TV, e toda a mídia nos dando muitas razões para nos sentirmos ansiosas. Somos diariamente bombardeadas com imagens sobre padrões de beleza, comportamento, etc. Somos fortemente pressionadas a adotar certo estilo de vida, certa aparência, certos comportamentos para se enquadrar em certas situações na vida. Daí porque a ansiedade tomou proporções endêmicas no mundo de hoje. Todo mundo estressado, buscando soluções imediatas e paliativos para a ansiedade. Mas, não existe um Drive Thru com as soluções prontérrimas  para cada um dos nossos problemas. 

Esse post surgiu agorinha, depois que, num batepapo informal no MSN, eu resolvi comentar um problema com uma pessoa e como conselho ela exemplificou uma tal  personagem de tal novela, que fez assim e assim... e me aconselhou a fazer o mesmo. =D Ou seja, confiar no autor da novela para dar um desfecho e ajudar a resolver uma situação na minha vida! Disse a ela que o autor da minha história é Deus e que nele confiaria para me ajudar e me dar paz  sobre o assunto em questão. E ela brigou comigo, ficou muito brava mesmo =D,   quando fui contra as atitudes  da personagem  e achei um absurdo a "solução" do problema que foi encontrada  pelos autores e foi apresentada na trama daquela novela. Uma história ridícula, que nem vale à pena ser contada.

Há uma forte pressão da mídia para perdemos a liberdade de ser apenas quem somos e a maioria das pessoas tem que olhar todos os dias no espelho para ver se o que se reflete nele  combina com os padrões que a sociedade nos impõe, com o estilo de vida de outra pessoa, ou até mesmo de uma personagem de novelas.

Eu acredito que a solução de toda a ansiedade está no conselho do apóstolo Paulo aos Filipenses: "Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus." (Filipenses 4:6 e7)

Que conselho lindo!

Quando me sinto ansiosa e preocupada, só a paz de Deus pode me manter confiante e calma. Por mim mesma, jamais conseguiria. Independente do que ocorre dentro de mim ou na minha vida, prefiro me lembrar de que Ele é a fonte de tudo o que eu preciso, adorá-lo por ser o meu Deus,  Deus de promessas, o meu Deus real e absoluto em meio ao que está me acontecendo (ou não acontecendo), e encontrar Nele a minha alegria.

Temos acesso a essa paz, quando temos o príncipe da paz reinando no nosso coração. E a história desse amor vale a pena ser contada.

Té +
Bjk.

Quer comentar?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Coments recentes

Mar

Mar
De vez em quando tiro o mar de lá e ponho em mim. Só pra refletir a luz da lua.