sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Outubro Rosa

 
(Coloquei várias imagens da campanha... Se puder,  pegue e  repasse...)

Este é o mês da Campanha Outubro Rosa, uma ação para conscientizar e mobilizar toda a sociedade na luta contra o câncer de mama.

A ação surgiu em 1997, na Califórnia e foi marcada pela iluminação de monumentos históricos com luzes rosa – desde então vários outros países aderiram à campanha.

É um esforço mundial para informar e conscientizar tanto mulheres quanto homens também sobre a luta contra o câncer de mama.

A iniciativa aqui no Brasil já coloriu vários pontos importantes do país, como o Cristo Redentor aqui no Rio de Janeiro, com o objetivo de informar e alertar toda a população sobre como é importante realizar a mamografia anualmente, a partir dos 40 anos de idade. E é importante destacar que o diagnóstico precoce da doença, detectando-a em estágio inicial tem possibilidades de 95% de cura.




Então... Nesse mês você já viu ou ainda verá, edifícios e monumentos públicos iluminados de rosa para te lembrar da importância da prevenção do CA mama.










O câncer de mama é uma doença que mata no Brasil cerca de 10 mil mulheres por ano e é por isso que não podemos ficar paradas.



Muitas mulheres têm receio de fazer o exame ou simplesmente deixam o tempo passar, esquecem e quando veem o problema se agrava e a cura se dificulta. 





Agora, as coisas ficarão muito mais fáceis pois a mamografia já pode ser feita gratuitamente pelo SUS a partir dos 40 anos. 


Trabalho no INCA e tenho presenciado tristes histórias de pacientes que talvez teriam um final feliz se houvesse um diagnóstico precoce. E com certeza, há muita gente que já presenciou uma história assim e que por isso valoriza muito a própria saúde, fazendo exames, se cuidando e informando outras pessoas. 


Esse movimento mundial denominado Outubro Rosa tem o único objetivo de alertar toda a população para o diagnóstico precoce do câncer de mama. O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Quero lembrar que, os homens também estão sujeitos à doença, não só as mulheres. Pode ser surpresa para muitos! Mas é fato!

Quanto mais cedo a doença for diagnosticada, maiores são as chances de cura, por isso, é importante que todos mantenham-se informados sobre seus fatores de risco e diagnóstico. 


As formas mais eficazes para detecção precoce são o exame clínico e a mamografia. 



O autoexame das mamas não deve ser a única técnica para detecção de nódulos ou caroços na mama. Isso porque o nódulo pode ser pequeno e as pessoas podem não ter destreza para senti-los. 


Além disso, existem lesões que não são palpáveis, ou seja, não conseguimos senti-las e por isso só são encontradas em exames como mamografia e ultrassonografia. 


Portanto, é muito importante procurar o médico regularmente para fazer o exame clínico das mamas e a mamografia.








Alguns fatores contribuem para o aparecimento do câncer de mama. São eles: mulheres com mais de 50 anos, história familiar de câncer de mama, sem filhos, exposição significativa a raio-x, primeira menstruação cedo, menopausa tardia, primeira gestação após os 30 anos e dieta rica em gorduras. 
Se você tem esse perfil, fique atenta! Procure um médico e faça exames preventivos. Compartilhe essa informação. Divulgue essas tags. Converse sobre a campanha com as mulheres. 




De acordo com estudos científicos, consumir periodicamente uma xícara de feijão branco diminui as chances de ter câncer de mama. Inclua o alimento em saladas e molhos ou use sua farinha misturada à comida, sucos e sopas. 
Ficar diariamente no sol por 10 minutos (antes das 10 horas ou após as 16 horas) aumenta a produção de vitamina D, o que reduz os riscos de câncer de mama pela metade. 
Duas vezes por semana, tome sopa de tomate feita com suco de cenoura no lugar da água. Esse alimento antioxidante também ajuda a prevenir o câncer.




A grande verdade é que nunca dá tempo de fazer o que a gente não quer fazer. Para a mamografia entrar de vez na rotina preventiva das mulheres, tem que virar prioridade. Não dá para disputar com o projeto que precisa ser entregue o mais rápido possível no trabalho, muito menos com o tempo junto ao marido ou ao filho. Se a mulher não abrir espaço na agenda, o diagnóstico do câncer de mama continuará sendo tardio. 

Se existe o dia de ir ao salão de beleza e o dia de sair com as amigas, tem que existir o dia de colocar a prevenção da saúde em primeiro plano também! 

Por isso essa campanha é de grande valor! Para nos lembrar de nos amar!!! 


Tudo pink por aqui...

Eu apoio a campanha Outubro Rosa!

Vamos combinar que eu e a cor rosa já tem tudo a ver né?! 

Mais ainda...desta vez  o rosa representa um graaande papel e uma responsabilidade de todas nós mulheres. 

 Abraços pink's a todas!



Quer comentar?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Coments recentes

Mar

Mar
De vez em quando tiro o mar de lá e ponho em mim. Só pra refletir a luz da lua.