sábado, 27 de novembro de 2010

Não sei se choro, ou se RIO...



Que o Rio de Janeiro sempre foi cantado em verso e prosa mundo afora, isso não é mais novidade, principalmente após a escolha inédita da cidade pelo comitê olímpico internacional em Copenhague na Dinamarca, para sediar as Olimpíadas de 2016. Um feito e tanto, ainda mais se considerarmos o fato de que o Rio será a primeira cidade latino americana a hospedar uma Olimpíada. 

Antes disso, porém, a cidade ainda será palco das principais disputas da Copa do Mundo de 2014, tornado-se, assim, a cidade da vez, o lugar onde todos querem estar, ver e serem vistos. 

Infelizmente, minha cidade maravilhosa, nestes dias turbulentos para nós cariocas, está ocupando lugar de destaque no cenário internacional com as cenas impressionantes do enfrentamento entre as tropas militares e o tráfico de drogas. 

Estamos vivendo dias de violência urbana oriunda de uma sociedade desigual  onde impera a tirania de um grupo que optou viver à margem da sociedade ,   fazendo coisas erradas e feias, e há anos impõe o terror nas comunidades mais carentes. Muitos cidadãos cariocas e suas famílias, neste momento, estão confinados em seus lares, ilhados, reféns do medo, acuados, inferiorizados, sem a liberdade de ir e vir, impossibilitados de sair às ruas e ter uma vida normal.

Eu sou uma dessas pessoas e estou refém dos meus pensamentos, preocupadíssima com meus familiares e meus amigos espalhados por essa cidade em "pé-de-guerra", que não tá tããããão  maravilhosa assim...confinada as minhas lembranças nostálgicas dos meus tempos de menina...quando o Rio de Janeiro ainda era sinônimo de cidade maravilhosa...quando eu andava de bicicleta nas ruas da comunidade em que eu nasci e fui criada......quando eu brincava nas pracinhas de pic bandeira e pic esconde... quando o marginal fazia questão de seu próprio pic esconde, nunca dando a "bandeira" de mostrar a arma pra nós, crianças inocentes...quando aquele menino chamado de "vagabundo" apenas fazia jus ao slogan oficial da bossa nova  "um banquinho e um violão"...

E hoje, não sei se choro ou se RIO...quando nestes dias de desordem social estamos todos relegados à "Fama de Mau"...me fez lembrar da música de Roberto Carlos...E eu sei que tem muita gente boa que tá cantando, a uma só  voz esse refrão: "E digo não! Digo não! Digo não, não, não! E digo não! digo não! digo não, não, não!.." Estamos juntos dizendo: NÃO!!! BASTA DE VIOLÊNCIA! 

Espero que nosso clamor social seja ouvido pela autoridades competentes.

Tenho a esperança de que, esse Rio de Janeiro (a dezembro)  da minha infância, vai ressurgir e voltar à praia em ondas gloriosas de esperança para todos nós, principalmente na segurança pública, para o bem de todos e felicidade geral da nação.

Haverá desigualdades sim - afinal, nada é perfeito - mas tudo com muita, muiiiiiiita diversidade humana, porque cada um de nós foi feito a imagem e semelhança de Deus, mas com um toque personalizado de suas sábias mãos, para que sejamos diferentes em quase tudo...menos no desejo de PAZ PARA O MUNDO.

E ainda vamos falar muito da beleza natural (inigualável) dessa cidade maravilhosa, da modernidade  que virá com todos esses projetos esportivos e do crescimento social tão esperado que, com certeza, essas experiências vividas nesses dias históricos para o Rio de Janeiro nos trarão. Vamos falar muito ainda de esperança, de dias felizes!

E vamos nos render ao prazer de ser carioca...
E o processo de rendição já começou, graças a Deus!

Pra terminar, uma promessa do meu Deus:
"E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra." 
(II Crônicas 7:14)

Bjk's carioca's

Quer comentar?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Coments recentes

Mar

Mar
De vez em quando tiro o mar de lá e ponho em mim. Só pra refletir a luz da lua.