segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Sou honesta?


Vamos dar uma olhadinha em alguns dicionários o que significa honestidade?

No Aurélio diz que: s.f. Qualidade do que é honesto, conforme a honra e à probidade: ser de uma honestidade a toda prova. / Decoro, decência, probidade.

No Michaelis diz que: sf (honesto+i+dade)
1 Qualidade de honesto.
2 Honradez, probidade.
3 Decoro.
4 Castidade, pudor, recato.

Vamos olhar no Dicionário Vine, que é um dicionário bíblico diz também que é o significado ético de justo, correto, honrável, cuja conduta merece estima.

Podemos dizer que um personagem bíblico que foi honesto foi Jó.

Lemos na Bíblia na nova tradução da linguagem de hoje logo no começo do livro de Jó: “Na terra de Uz morava um homem chamado Jó. Ele era bom e honesto, temia a Deus e procurava não fazer nada que fosse errado”.
Ao lermos este livro vemos que o mal quis testar Jó e Deus permitiu isto... quer dizer, podemos viver uma vida íntegra, honesta, mas não faltarão adversidades nesta vida para termos que superá-las, nem dificuldades, nem doenças...problemas não são sinônimos de oportunidades para desonestidade.

É lógico que podemos estar com problemas seríssimos e passarmos por dificuldades, mas Jó vem mostrar com seu exemplo de vida que aqueles que vivem uma vida honesta diante de Deus também passam por problemas graves, perdem entes queridos, perdem por vezes a saúde, perdem seus bens...

Mas o que fez a diferença em Jó é que mesmo tendo perdido tudo, ele continuou sendo uma pessoa honesta, crendo em Deus, sabia que ele estava sofrendo, mas mesmo assim continuou crendo que Deus sabia o que estava fazendo.

Como estou reagindo quando chegam dificuldades na minha vida?

Hoje "tô" meditando sobre o que disse Tiago..."O homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos." (Tiago 1.8)

Coração dobre quer dizer...uma pessoa "dobrada", de lealdade dividida.

Penso que, sem a honestidade, todas as demais virtudes perdem a base. 

Té +

Quer comentar?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Coments recentes

Mar

Mar
De vez em quando tiro o mar de lá e ponho em mim. Só pra refletir a luz da lua.