terça-feira, 30 de novembro de 2010

Xô banha!!!


A gordura localizada na região abdominal não é apenas um incômodo estético para mulheres e homens...

 

Além de não ser nada agradável sentir os "pneuzinhos" pulando para fora da calça, a gordura abdominal está associada a problemas como infarto, hipertensão e diabetes.

 
Infelizmente, pesquisas relacionadas ao tema não são nada animadoras....



Um levantamento feito pelo Projeto Corações do Brasil, coordenado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, com uma população de 1.239 pessoas, todas acima de 18 anos, apontou que apenas 30% das mulheres e 55% dos homens estavam dentro dos parâmetros determinados pela Federação Internacional de Diabetes para circunferência abdominal. De acordo com a Federação, recomenda-se que a medida da circunferência abdominal da mulher seja de, no máximo, 80 cm e a dos homens não deve ser superior a 94 cm.

Além dos fatores genéticos e hormonais, o abdômen é uma região fisiologicamente suscetível ao acúmulo de gordura, porque nele se encontra grande número de células que absorvem açúcar. (É por isso que alimentos de alto valor calórico se convertem mais facilmente em gordura abdominal)

Esse é o foco de maior preocupação...

Pesquisas apontam que esta gordura é o melhor indicador para o infarto. O acúmulo de gordura na cintura está associado também à redução do bom colesterol aumentado o LDL, (colesterol ruim), ao excesso de triglicerídeos e de acúcar no sangue.

Então...vamos combater esse obesidade intra-abdominal ou gordura visceral ( ou simplesmente "a banha" =D) com um bom programa de exercícios localizados? 
Xô banha!!!!

Tão importante quanto uma dieta equilibrada é a prática dos exercícios físicos. A combinação de musculação, atividade aeróbica e abdominal pode acelerar o processo da perda da gordura abdominal.



Os exercícios aeróbicos, como caminhada e pedalada, são importantes para aumentar o gasto energético e devem ser realizados constantemente para que a gordura sirva como combustível principal.








  

A musculação também é importante, pois favorece o aumento do metabolismo basal (gasto energético diário), ou seja, quanto mais músculos, mais gordura seu organismo terá que utilizar para fornecer energia a eles.

Os exercícios abdominais localizados também são importantes porque reforçam a estrutura muscular da região.

A dica pra não desistir é escolher atividades prazerosas para não desistir no meio do caminho.

A frequencia dos treinos depende do estado de treinamento de cada um. Se você está parada há anos, o aumento deve ser gradativo e respeitar as adaptações fisiológicas do seu corpo. O que no começo  é um grande esforço se torna em pouco tempo um grande prazer!

 
Para se ter uma ideia, 3 horas de exercícios em intensidade moderada por semana é o suficiente para o meu corpo sentir os benefícios do "mexa-se"!!! =D

E recentes estudos indicam que 5 horas semanais são mais efetivas para a perda de peso.
  




Vamos se mexer gente?!

Uma cirurgia cardíaca custa mt + do que gastar minutinhos do nosso precioso tempo para 'pulsar' o corpo...sem falar nas doenças que se manifestam na idade adulta, como a aterosclerose, e que seriam evitadas pela simples adoção de um estilo de vida saudável...
 
 

UFA!! cansei...=D

Pra terminar...
uma frase que dei CTRL + C pra minha auto-estima:

"tenho pneuzinhos...mas qual é o avião que não tem?" 

kkkkkkkkk

Té +
bjim

Quer comentar?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Coments recentes

Mar

Mar
De vez em quando tiro o mar de lá e ponho em mim. Só pra refletir a luz da lua.