quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

cabelos limpos



Porque todo mundo vive entre "tapas & beijos" com os cabelos? =D

Meu cabelo eh cacheado...(e adoooooooooro meus cachos...)
Aprendi que não preciso ficar escrava de transformações químicas, nem de modismos...

Confesso que sou  sócia do "secadólatras anônimos" =D 
Mas, estou cada dia menos dependente do uso do secador e percebo os resultados nos fios... + resistentes e menos ressecados.

Eu tenho um tipo de cabelo que posso deixá-los da maneira que eu quiser, um pouco + lisos... um pouco + enrolados...naturalmente...
Deixo solto, prendo, dependendo da ocasião, do meu humor e da minha vontade, sem estresse com cabeleireiros, odeio salão de beleza!!!
E amooooooo cosméticos para os cabelos!

Sou curiosa, experimento de tudo e faço todo mundo de cobaia, basta passar um cabelão na minha frente, vou logo dizendo: "Tah a fim de experimentar  esse produto novo?" =D

Às vezes eu fico CHO-CA-DA com alguns hair styles que vejo por aih...transformações bruscas "desconfiguram totalmente o sistema" de uma pessoa... =D

Uma mudança "radical", nunca deu certo pra ninguém. =D
O efeito final desejado tem que ser muito bem avaliado. Nem sempre o que fica bem pra alguém fica bem pra nós. Um alongamento, uma coloração, um alisamento, qualquer mudança nos cabelos tem combinar com a cor da  nossa pele, o formato do rosto, estrutura do cabelo, o biotipo físico, o estilo de vida e até mesmo com a nossa idade.

Faça as pazes com seu cabelo e seja feliz!

Já pensou se todas nós tivéssemos o cabelo liso "boi lambeu"?
Ahhh ia ser muito chato!!!

Pra começar esse marcador CABELOS, quero falar de uma etapa que considero a mais importante no cuidado com os cabelos: a higienização...

De que adianta tah com uma roupa linda, acessórios chiquérrimos , uma make maravilhinda e os cabelos sujos neh? =D

Quem quer um cabelo bonito tem que abrir mão da água pelando, não tem jeito.  O calor abre as cutículas do cabelo, o que causa frizz. Somente água fria e morninha, quase fria são amigas dos fios.

Para cada tipo de cabelo recomenda-se uma frequência nas lavagens:

* Cabelos oleosos: diariamente
* Cabelos normais: um dia sim, outro não
* Cabelos secos: duas vezes por semana

Sabe porque a lavagem no cabeleireiro é boa?  Porque eles não têm pressa. .. Fica naquele cafuné gostosinho...Por isso, em casa, faça dois rounds. Use o equivalente a uma moeda de 1 real de xampu, massageie os fios com a ponta dos dedos, enxágüe muito bem e repita a operação
(não é pra acabar logo o produto que os fabricantes recomendam isso...=D)

O shampoo deve ser usado de 2 a 3 vezes para garantir a remoção dos resíduos, principalmente se você for hidratar depois.

1ª lavagem: elimina a sujeira e o sebo do couro cabeludo.
2ª lavagem: elimina os resíduos de sujeira que não foram eliminados na primeira lavagem.
3ª lavagem: como os cabelos já estão limpos, o shampoo penetra com facilidade nos fios, potencializando o seu efeito.

Falando em repetir, eu nunca repito um shampoo...

Eu tenho sempre 3 kits de shampoo e condicionador diferentes e faço revezamento entre eles. Também uso o condicionador sempre da mesma marca do shampoo. Máscara e creme de pentear também, acho que complementa o tratamento e que potencializa os produtos ativos.

O shampoo anti-resíduo é ótimo para ser usado antes do banho de creme, mas deve ser evitado por quem tem progressiva ou tintura, pois ele limpa messsssmo, ou seja, leva embora a química.

Depois da limpeza (ou da hidratação), utilize um condicionador. O condicionador fecha as escamas do cabelo (que foram abertas pelo shampoo) para evitar que o fio perca seus nutrientes.

O condicionador tem que ficar longe da raiz para não aumentar a oleosidade da região, o que pode dar em caspa e descamação. Para saber onde passar, meça 4 dedos a partir da raiz. Dai para baixo, o condicionador tá liberado.

Para que o condicionador penetre mais, quando entrar no banho, lave o cabelo antes de se ensaboar. Assim, ele fica agindo enquanto você se lava.

O condicionador não é leave-in, por isso enxágue bem os fios após a aplicação, para que eles não fiquem pesados e grudentos.

O truque: tire a cabeça debaixo do chuveiro, esprema os fios para eliminar o excesso de água e passe a mão neles. Se a mão deslizar, como se o cabelo estivesse cremoso, enxágüe mais. Se você sentir a textura dos fios, pode sair do banho.

Pra começar eh isso aih... cabelos limpos e cheirosos...=D

Nos próximo posts quero falar um pouco também sobre a estrutura dos nossos cabelinhos maravilhosos. Isso me ajuda muito a entender os  sinais e sintomas de um problema capilar qualquer, as diferencas de cada cabelo, observar  melhor os detalhes de atuação dos tratamentos e as necessidades  dos fios...

Enfim acho essas informações de grande valia pra mim e resolvi que vou compartilhar aqui...com a ajuda da minha mamy, que é terapeuta em estética capilar.

Té +
bjim


Quer comentar?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Coments recentes

Mar

Mar
De vez em quando tiro o mar de lá e ponho em mim. Só pra refletir a luz da lua.