domingo, 5 de dezembro de 2010

oneomania - vício ou doença?


cartao 
Que as mulheres adoram fazer compras todo mundo sabe...

O que as pessoas ainda desconhecem é que esse vício pode se tornar doença quando é realizado excessivamente, deixando qualquer pessoa endividada. 



A compulsão por comprar tem um nome: oneomania

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 1% da humanidade sofre desta doença. No Brasil, pesquisas da Universidade de São Paulo (USP) mostram que os oneomaníacos chegam a 3% da população e quem mais tende a manifestar a compulsão são as mulheres, os jovens e, recentemente, os internautas. 

Especialistas em psiquiatria estimam que entre 2% e 8% da população mundial sofra desse problema, que pode acabar com a conta bancária do consumidor e prejudicar a estabilidade de toda a sua família. 
Para esse problema há tratamentos com psiquiatras e psicólogos, além de grupos que se reúnem para conversar sobre o assunto.

Um traço comum aos oneomaníacos é o impulso desenfreado de obter determinado item, independentemente da sua utilidade ou necessidade real.
O principal sintoma da doença é quando o consumidor, seja ele mulher ou homem, compra tanto que, mesmo cheio de dívidas, não consegue conter o próprio impulso.

O relato mais comum entre os pacientes em recuperação é sobre a ansiedade. A pessoa vê uma coisa na loja e pensa: "tenho que ter aquilo". E com a mesma rapidez que essa vontade de comprar vem, ela se vai. Depois de comprado, o objeto perde totalmente o valor.


Eu acredito que aqueles que consomem por impulso o fazem para "tamponar um vazio". Pode ser a falta de algo que foi perdido, da perda de alguém, e até de uma dificuldade por não saber que caminho tomar. Em outras palavras, a impossibilidade de não se permitir sofrer... Transtornos deste tipo geralmente levam as pessoas a sentimentos de frustração, tédio, solidão e depressão.

Na nossa sociedade atual, o que se verifica é uma ânsia em "ter para ser".  Ter uma roupa de grife significa, por exemplo, ser rico, ter status. É como se a pessoa só existisse a partir de um objeto...objeto este, ditado pela mídia.

 
Vem chegando o Natal e, nessa época, algumas pessoas acham que é uma obrigação dar presente para todo mundo. Para a sociedade, é lícito comprar, e por isso fica difícil admitir o exagero. Os oneomaníacos gastam para se compensarem ou para comprarem o afeto do outro. Tentam suprir uma necessidade emocional, preencher um vazio que não acaba...


Natal não é apenas aquele período de consumismo e depois a tristeza de se encher de dívidas o resto do ano...


Para quem é consumista de carteirinha:

Baixe uma planilha de gastos e aprenda a sair do vermelho: aqui

Tem um programa excelente (e grátis) criado por um brasileiro, Cristiano Meira Magalhães chamado "Planejamento Financeiro" também é muito útil para este fim. Baixe aqui. A planilha é muito fácil de usar.

 



Essencial para vencer a oneomania é a organização e o controle financeiro. 


Saber quanto se ganha e quanto se gasta é a chave para o controle.







Té + bjk

Quer comentar?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Coments recentes

Mar

Mar
De vez em quando tiro o mar de lá e ponho em mim. Só pra refletir a luz da lua.