sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

O Verdadeiro Sentido do Natal



Natal significa nascimento. Não de uma pessoa comum. Todos sabemos... Natal foi criado para se comemorar o nascimento de Jesus. E daí ?(Você me dirá...) E ainda poderá pensar: "Ah! Jesus significa salvação. ...Tenho que refletir sobre isso agora? Salvação? Salvar de quê? Por qual razão? Para quê? Qual é o sentido real deste nascimento? Reconheço a insegurança e a transitoriedade desta vida, mas também sei que sou humana e fraca e que Deus é bom e no final vai dar tudo certo. Afinal, somos todos cristãos e filhos de Deus."

Eu também quero que, no final, tudo dê certo para todos...e também fico pensando sabe?...Será que Natal é isto que vivemos todos os anos? Será que é suficiente entrar num clima natalino para sermos todos “abençoados”? Eu preciso do feriado de Natal de Jesus ou do Jesus do Natal?

O que posso dizer? Neste período recebemos muitas mensagens de paz, amor, prosperidade, muitos “fluidos” positivos. Há uma atmosfera fraterna e religiosa no ar. Convidamos líderes espirituais para abençoar nossos lares. Acho que estamos em paz com Deus. Somos pessoas do bem, o clima natalino nos induz a isto. Nossa alma se enleva com melodias familiares de Natall,  músicas natalinas que nos embalam desde criança, luzes coloridas piscando, as ruas agitadas em busca de um presente ou presentes para pessoas amadas, os preparativos da ceia...

Tudo isso nos mostra uma participativa confraternização. E isso é muito bom mesmo não é? Mas, muitas pessoas pensam assim: "...Ah! O que importa é a atmosfera de festa, alegria, pois é Natal. Quem vai querer parar para refletir sobre o verdadeiro sentido do Natal? Não, não dá! O que importa é o que sentimos, não o sentido real! Deixemos isso para outra hora."

É dessa forma, queridos, que o verdadeiro sentido do Natal se esvai, e nos restam apenas ilusões de uma sociedade de consumo misturada ao sentimentalismo das boas ideologias humanistas – “faça o seu Natal com os pobres” e etc...etc...Isso sem falar de alguns (des)orientadores religiosos, os quais se auto-apascentam ao invés de apascentarem as ovelhas de Cristo. O Salvador, neste clima natalino, é apenas um background, um segundo-plano para tantos destaques e luzes.

Há uma luz nessa festa, e não são luzes artificiais!!!
Há os que conseguem vislumbrar o verdadeiro sentido do Natal. 

Entender isso, que Deus enviou ao mundo, no tempo que determinou, Seu próprio, único e eterno Filho, pelo poder do Espírito Santo, sem intervenção do homem. Isto é milagre! Assim Ele é, na verdade, o Emanuel - ...ele será chamado pelo nome de Emanuel  (que quer dizer: Deus conosco) - Mt 1.23. A alegria desse entendimento é a verdadeira alegria e felicidade, não a alegria induzida pelo clima de Natal. (Se puder, leia a história linda do primeiro Natal no evangelho de Mateus, é o primeiro livro do  Novo Testamento na Bíblia. O nascimento de Jesus é descrito a partir do verso 18...)

Esta é a diferença!
Jesus Cristo é o verdadeiro Deus!

Uma coisa eu sinto desde menina...que Deus não está nem um pouco interessado numa humanidade sentimentalista, cheia de “boas intenções” em períodos natalinos, quando essa mesma humanidade despreza as palavras do Seu Filho (é exatamente neste sentido que a humanidade é má) quando, na verdade passamos o ano inteiro “puxando o tapete” do próximo, mentindo, enganando, esbanjando ridícula vaidade, cometendo injustiças e torpezas, inflando arrogância, discriminando, constrangendo moralmente, envolvidos em intrigas e fofocas, disputas desonestas, traindo, ameaçando, sendo revanchistas, impiedosos e hipócritas. E ao aproximar-se o "clima  de natal" beijamos, abraçamos e nos confraternizamos...tuuuudo amizade e amor. Definitivamente, esta não deve ser a postura de um cristão.

Meus sinceros votos de um Feliz Natal, que todos nós sejamos alcançados por esta Luz, que é claro...é Jesus, como disse, e bem, Roberto Carlos =D

De novo, lhes falava Jesus, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida (João 8:12).

Somente esta compreensão, que depende tão somente da graça de Deus, poderá dar sentido às palavras tão rotineiras, como: PAZ, UNIÃO, AMOR... pra todos nós!

Feliz Natal!

"Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz."  (Isaías 9 : 6)

Bjk coloridas e iluminadas.

Quer comentar?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Coments recentes

Mar

Mar
De vez em quando tiro o mar de lá e ponho em mim. Só pra refletir a luz da lua.