segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

chá verde

O sabor é amargo horrrrrrrrores, mas logo você vai descobrir que o sacrifício de beber algumas xícaras de chá verde todos os dias vale a pena. Só para começar a lista de benefícios: ajuda a secar gordurinhas. É sériooooÔ!
Essa bebida milenar (e tão na moda atualmente) ajuda a emagrecer... porque acelera o nosso metabolismo. E existe comprovação científica. Por isso eu tomoooooÔ... O chá verde acelera o meu metabolismo, desintoxica e facilita a minha digestão.
 
Atualmente tô em uso das cápsulas de 500mg da  vitalab, ingerindo 2 capsulas, diariamente, pela manhã. (As cápsulas, são muito mais caras, em comparação ao chá em saquinhos mas, a concentração de princípio ativo é maior e me adaptei melhor...)



Não devemos ingerir qualquer produto  ou chá "milagroso"! Com a saúde é preciso ser sempre cuidadoso. automedicação é perigoso! Qualquer medicamento em excesso, mesmo sendo um fitoterápico pode fazer mal ao nosso organismo. Entretanto, como em geral esse produto costuma ter várias substâncias ativas em pequenas quantidades, de potência média, sua ação é mais suave do que a de uma droga convencional. Por isso, o risco de efeitos colaterais também é menor. No entanto, sabemos que ele existe.
Feito essa ressalva...Vamos lá...
Existem três tipos principais de chá: o preto (indiano), o verde (japonês e chinês) e o preto chinês (oolong). 
Chá verde é um tipo de chá feito a partir da infusão da erva Camellia sinensis. É chamado de verde porque as folhas da erva sofrem pouca oxidação durante o processamento, o que não acontece com as folhas do chá preto.

Durante séculos, o chá verde chinês tem sido considerado, no Extremo Oriente,uma bebida saudável. Depois da água, é a bebida não alcoólica mais consumida no mundo. 

Estudos mostram que a combinação de cafeína e polifenóis (substância antioxidante), presentes no chá verde, aumentam a termogênese (taxa pela qual as calorias são queimadas) e o gasto total de energia. Os antioxidantes são um conjunto de substâncias formadas por vitaminas, minerais, pigmentos naturais e outros compostos vegetais e, ainda, enzimas, que bloqueiam o efeito danoso dos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento e surgimento de inúmeras doenças.

Os chás, quando combinado com uma dieta equilibrada, podem funcionar como um coadjuvante da perda de peso. (consulte sempre sua nutricionista para avaliar seu perfil nutricional e elaborar uma dieta personalizada pra você)

Uma pesquisa publicada no American Journal of Clinical Nutrition, conceituada revista da Sociedade Americana de Nutrição, acompanhou dois grupos de gordinhos. Os dois seguiram um cardápio de baixa caloria. Mas só o primeiro bebeu de seis a oito xícaras de chá verde por dia. No final do estudo, esses pacientes queimaram 4% a mais de gordura que o grupo que passou longe do chá. A explicação é que a bebida tem ação lipolítica. Não é só isso...O chá verde auxilia no processo digestivo e desintoxica o organismo.
Massssssss, não vale dar 1 ou 2 golinhos – você tem de se comprometer a, diariamante, tomar pelo menos cinco xícaras. E, é claro, uma reeducação alimentar.


Eu também uso in natura sim, mas só tomo gelado...quente me dá piriri, =D
E eu acho muiiiiiito amargoooÔ
Então... bato com uma fruta, com hortelã ou baunilha... fica ótimo!
Receitinhas pra deixar com um gostinho melhor  + abaixo...



Outros "poderes" do chá verde
Emagrecer é apenas uma das vantagens do chá verde. 
Estudos feitos em importantes centros de pesquisa dos Estados Unidos e da Europa mostraram que também faz bem para a pele. Extraído da planta Camellia sinensis, tem altas concentrações de antioxidantes, considerados até mais potentes que os carotenos e as vitaminas C e E, substâncias que atuam contra as rugas precoces.
Outra pesquisa, desta vez realizada na Universidade de Tohoku, no Japão,e publicada recentemente no The Journal of the American Medical Association (Jama), mostrou que a erva é eficaz na prevenção de doenças do coração. Seus compostos reforçam as artérias, diminuem as taxas de colesterol ruim e bloqueiam o acúmulo de gordura na parede dos vasos sanguíneos. O consumo habitual também previne inflamações na gengiva e até tumores malignos de boca e mama. “Substâncias como as catequinas e os bioflavonóides são capazes de impedir alterações no DNA das células, o primeiro passo para o desenvolvimento de um câncer”, diz Vanderlí.
Um teste de laboratório apontou mais um efeito positivo do chá verde: melhora a memória!!! Que boa notícia!!! rsrsrs Será que a minha tah melhorando??? ...vou me oferecer como cobaia..sou tão esquecida! =D Mas os estudos para comprovar mais esse efeito estão só no começo...
O jeito certo de fazer
É muito fácil preparar o chá verde, mas há alguns segredinhos importantes para você preservar os princípios ativos da erva. Vamos lá: Coloque a água para ferver e assim que surgirem as primeiras bolhinhas de ar (antes de começar para valer o processo de ebulição), apague o fogo. Acrescente  1 saquinho ou a erva (o ideal são 2 colheres de sopa para 1 litro de água, mas comece com apenas 1 colher, pelo menos até você se acostumar com o sabor do chá) e abafe por 2 ou 3 minutos. Depois é só coar e tomar.
Pra deixar com um gostinho bommmmm
Dá, simmmm, para deixar o chá verde mais gostoso. Você pode combiná-lo com cidreira, hortelã, erva-doce, gotinhas de baunilha, casca de frutas (abacaxi ou manga) ou suco de maçã (meu preferido) para suavizar o sabor amargo, sem interferir nos efeitos terapêuticos da Camellia sinensis. 
Faça assim: ferva 1 litro de água com 1 pedaço médio de casca de abacaxi ou  umas folhinhas de hortelã, por exemplo. Desligue o fogo e acrescente o  saquinho do chá verde. Abafe por 2 ou 3 minutos e coe. (Uso o "Leão" que  é bom e barato...Depois eu coloco pra gelar,  só consigo tomar gelado...)


Mais alguma dúvida?
Respostas que catei pela na NET: 
os especialistas respondem às principais dúvidas sobre o uso do chá verde.
Quantas xícaras de chá verde devo beber por dia para emagrecer? De cinco a seis xícaras. Se você quiser ir além, fique à vontade. Segundo o clínico geral e fitoterapeuta Miguel Mussi, do Centro de Terapias Integradas, no Rio de Janeiro, o consumo do chá verde é milenar e não há notícias de efeitos colaterais, a não ser em quem tem sensibilidade à cafeína presente na composição.
Qual a temperatura e o horário ideais para se beber o chá? Em jejum, o ideal é tomar o chá morno – cai melhor no estômago vazio. Nos demais horários (lanches da manhã e tarde, meia hora antes ou duas depois das refeições principais), tome-o na temperatura que você preferir – quente, frio ou gelado –, desde que tenha sido feito da maneira adequada. E se você tiver insônia, tome a última xícara no máximo até as 17 horas.
Posso adoçar o chá verde? Sim, mas use uma quantidade pequena de mel (uma colher de chá) ou de estévia. Açúcar e adoçantes químicos prejudicam o poder de qualquer chá de desintoxicar o organismo, dificultando a perda de peso.
O chá de saquinho funciona? Geralmente, o chá de saquinho traz várias partes da planta, como folhas e talos. Isso diminui a concentração dos princípios ativos da erva.
Posso tomar cápsula no lugar do chá? Ao contrário do saquinho, a cápsula costuma ter uma dose altíssima do princípio ativo, o que pode interferir na qualidade do sono e na pressão arterial. Portanto, só deve ser usada se houver a indicação de um profissional (endrocrinologista, homeopata, fitoterapeuta ou nutricionista) de sua confiança.
O chá preto e o banchá têm o mesmo efeito do chá verde? Todos os três são extraídos da mesma planta, a Camellia sinensis. A diferença é que o chá preto e o banchá passam por processos diferentes de torrefação e fermentação que reduzem os benefícios da erva, especialmente no caso do chá preto. O banchá oferece benefícios mais próximos ao do chá verde e tem o sabor mais suave.
Dá para fazer o chá horas antes de consumí-lo? O ideal é beber o chá logo após ficar pronto, antes que o oxigênio do ar destrua parte dos componentes ativos. “Mas a bebida preserva substâncias importantes para o corpo até 24 horas após o preparo. Depois disso, as perdas são consideráveis”, explica Vanderlí. Então, para facilitar a dieta, prepare de uma só vez a quantidade de chá necessária para um dia, e coloque-o numa garrafa térmica ou jarra de vidro ou inox (evite recipientes de plástico ou alumínio) dentro da geladeira.
Existe algum segredo para armazenar a erva? Em local seco, fechado e ao abrigo da luz.
Tem alguma contra-indicação? Sim. Grávidas, pessoas hipertensas ou com gastrite. Se estiver usando algum medicamento também é aconselhável perguntar ao seu médico se você pode consumir o chá verde. 

Boooora tomar Chá Verde mulherada! kkk
Té + bjim

Quer comentar?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Coments recentes

Mar

Mar
De vez em quando tiro o mar de lá e ponho em mim. Só pra refletir a luz da lua.