segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Promete?



Em minhas andanças pela web, 
descobri um interessantíssimo texto 
do grande escritor e poeta Mário Quintana... =D


Em maio de 98, escrevi um texto em que  afirmava que achava bonito o ritual do casamento na igreja, com seus  vestidos brancos e tapetes vermelhos, mas a única coisa que me  desagradava era o sermão do padre: "Promete ser fiel na alegria e na  tristeza, na saúde e na doença, amando-lhe e respeitando-lhe até que a  morte os separe?”...  Acho simplista e um pouco fora da realidade. Dou aqui novas sugestões de sermões:
- Promete não deixar a paixão fazer de  você uma pessoa controladora, e sim respeitar a individualidade do seu  amado, lembrando sempre que ele não pertence a você e que está ao seu  lado por livre e espontânea vontade?
- Promete saber ser amiga (o) e ser amante, sabendo exatamente quando  devem entrar em cena uma e outra, sem que isso lhe transforme numa  pessoa de dupla identidade ou numa pessoa menos romântica?
- Promete fazer da passagem dos anos uma via de amadurecimento e não uma  via de cobranças por sonhos idealizados que não chegaram a se  concretizar?
- Promete sentir prazer de estar com a pessoa que você escolheu e ser  feliz ao lado dela pelo simples fato de ela ser a pessoa que melhor  conhece você e, portanto, a mais bem preparada para lhe ajudar, assim  como você a ela?
- Promete se deixar conhecer?
- Promete que seguirá sendo uma pessoa gentil, carinhosa e educada, que  não usará a rotina como desculpa para sua falta de humor?
- Promete que fará sexo sem pudores, que fará filhos por amor e por  vontade, e não porque é o que esperam de você, e que os educará para  serem independentes e bem informados sobre a realidade que os aguarda?
- Promete que não falará mal da pessoa com quem casou só para arrancar risadas dos outros?
- Promete que a palavra liberdade seguirá tendo a mesma importância que  sempre teve na sua vida, que você saberá responsabilizar-se por si mesmo  sem ficar escravizado pelo outro e que saberá lidar com sua própria  solidão, que casamento algum elimina?
- Promete que será tão você mesmo quanto era minutos antes de entrar na igreja?
Sendo assim, declaro-os muito mais que marido e mulher: 
Declaro-os maduros!

Escolha o seu amor.
Ame a sua escolha!

Mário Quintana

Bravo! bravíssimoooooooooooooooooÔ
Bjim

Quer comentar?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Coments recentes

Mar

Mar
De vez em quando tiro o mar de lá e ponho em mim. Só pra refletir a luz da lua.