terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Espelho, espelho meu...


Eu acredito que já descobri o segredo do espelho mágico da Branca de Neve...ele reflete a beleza que vem de dentro.

Vamos voltar no tempo? lá no comecinho da vida,  os primeiros passos, as brincadeiras, os livros e as bonecas...Sim as bonecas!

Algum dia você deve ter ganhado uma de presente, lembra dela, do seu nome e de como ela era? As poucas bonecas que eu tive eram loiras e de olhos azuis, normalmente de pernas bonitas e de cintura fina, não me recordo de bonecas gordinhas, que usassem óculos, aparelho nos dentes, negras ou deficientes. Assim, sem querer, vamos internalizando padrões, idealizando formas, entre as nossas brincadeiras de criança mensagens subliminares definem o que é ser bonita e perfeita.

E as historinhas...os contos de fada? A história da Branca de Neve é bastante forte se a analisarmos com maior profundidade. A malvada manda  envenenar a sua ‘concorrente’ e com isso ela deixa a sua mensagem: Não basta ser você mesma ou ser bonita ao seu modo, é preciso ser a melhor, sobrepor-se! O sentimento de inferioridade vivenciado pela madrasta é uma forma caricata, exagerada de expressar a insegurança que muitas mulheres sentem.

Eu estou mostrando esses exemplos para que juntas possamos olhar os nossos primeiros passos e identificarmos algumas, apenas algumas das neuroses que crescem conosco. Eu me lembrei de vários exemplos, mas deixo estes dois...=D 

O mais importante é percebermos que a reafirmação visual significa muito mais do que a preocupação com a aparência, é como se a imagem confirmasse o nosso valor.

Ao olharmos os nossos reflexos buscamos encontrar a satisfação em sermos nós mesmas e passamos a acreditar que quanto melhor for a imagem, maiores serão as nossas chances de sermos aceitas e amadas.

No entanto, existe um momento mágico, uma circunstância em que a vida levará e nos presenteará com uma nova percepção e, se estivermos atentas, mudaremos radicalmente a nossa forma de nos relacionarmos com o nosso corpo e com a nossa alma.

Esse momento acontecerá quando começarmos a pensar com a nossa própria cabeça, quando deixarmos a "boneca" para trás para nos transformarmos em mulheres de verdade! Nessa hora não daremos ouvidos ao orgulho, esse infeliz, que sorrateiro nos incita à comparação.

Hoje em dia, eu olho para as outras mulheres com mais generosidade...tenho a consciência de que, por mais forte e segura que uma mulher aparente ser, lá no íntimo ela também tem as suas fragilidades. =D

Vou continuar esse assunto qualquer hora dessas...

Bjim

Quer comentar?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Coments recentes

Mar

Mar
De vez em quando tiro o mar de lá e ponho em mim. Só pra refletir a luz da lua.