quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Sobre enchentes e desabamentos...




 
Sobre as chuvas e desabamentos recentes no Rio de Janeiro...

Estava vendo reportagens e as imagens das tragédias causadas pelos desabamentos ocorridos na região serrana do Rio de Janeiro.
As imagens em nada diferem daquelas mostradas nos últimos anos no Rio, no Brasil e no mundo.
A politicagem mata!!! Porque dificulta as ações.
Uma vez, fui voluntária para o socorro das vítimas de um prédio que desabou próximo da Universidade Gama Filho, onde eu estudava. Na época ocorreram vários incidentes na cidade, devido também às chuvas intensas por um período longo. E pude acompanhar de perto, a inércia das autoridades para agilizar todo o processo de salvamento e ajuda para as vítimas. Hospedamos famílias inteiras na faculdade, porque não tinham para onde ir, os alunos  e voluntários que doaram alimentos e roupas. Foi duro ver o desespero daquela gente! Cuidei de crianças órfãs desnorteadas, aguardando parentes ir buscá-las e me senti órfã também, pelo abandono do governo. Queríamos fazer muito, mas sem apoio governamental, foi quase uma missão impossível. Espero que hoje, estejam todos bem.
É provado estatísticamente, que se gasta mais para o socorro das vítimas das enchentes do que para prevenção. Então vale a máxima: "Prevenir é melhor do que remediar!"
Cuidar do meio ambiente, não é só cuidar da arara azul...das queimadas das florestas, dos índios, da poluição no mar e da extinção das espécies...
Não podemos é continuar habitando o planeta desordenamente, com o risco de extinção da espécie humana. Cuidar do nosso ambiente urbano é de vital importância!
O que me chamou atenção, na época da tragédia do Morro do Bumba em  Niterói, Rio de Janeiro, foi que a própria prefeitura sabia dos riscos  do local e foi permissiva com a população, liberando licenças para que construissem  moradias ali. Pessoas habitavam em cima de uma bomba relógio, às vistas das autoridades competentes. Um absurdo! Total descaso com a vida humana, para não dizer... *&%$#@!+&*%?£¢!!!!

Se as pessoas pagam IPTU, estão autorizadas para morar. É habitação reconhecida e legítima. Quem autorizou? O interesse é receber o imposto?
Infelizmente, o povo se deixa seduzir pelo canto da sereia desses políticos safados, que governam seus próprios interesses.
O nosso meio ambiente urbano, com a desenfreada ocupação irregular do solo, tá pedindo socorro!
E para socorrer, precisamos mudar o estilo de vida e adotar  (E RESPEITAR) políticas públicas de meio ambiente e habitação urgentes! 

Precisamos agir e não reagir! 
Ficamos apenas reagindo, socorrendo e computando os prejuízos...ao invés de implantar ações de prevenção imediatas.
HELP!

Todos falam em números de desabrigados e vítimas...Ninguém fala em responsabilidade mas, certamente há responsáveis...alguém em algum lugar está com a consciência pesadíssima. O poder público se omite, não fiscaliza e permite a ocupação irregular das encostas. Isso é fato!
Já são 87 mortos na região serrana da minha cidade até essa hora em que escrevo aqui...
Todo ano é a mesma coisa. Tragédias anunciadas.
Quantos mais terão de morrer?
Muito triste...

Quer comentar?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Coments recentes

Mar

Mar
De vez em quando tiro o mar de lá e ponho em mim. Só pra refletir a luz da lua.