Como prometi ontem, procurei um texto explicativo com as cores dos alimentos, que considero muito bom e que eu havia arquivado em algum lugar do passado...=D Mas, infelizmente não achei. Trouxe um outro, que seleciona os grupos de alimentos também pelas cores, esse eu também achei muito prático e de fácil compreensão. Espero que gostem da dica.
As cores dos alimentos são determinadas pela presença dos pigmentos, que além de colorir, podem ser um grande aliado da saúde, por desempenharem papel importante na prevenção e na proteção do organismo contra diversas doenças.
Quanto maior a variedade de cor, maior a quantidade de nutrientes diferentes que estaremos ingerindo. Uma alimentação saudável, variada e colorida é essencial para a ingestão mais completa dos componentes que ajudam a prevenir doenças e fortalecer o corpo.
Para facilitar na hora de montar o seu prato ou ir ao supermercado fazer compras, siga essas dicas de quais os nutrientes contidos em cada grupo de cores e em que eles ajudam na saúde.
• Os alimentos de cor verde, como: vegetais folhosos, espinafre, pimentão, salsão e manjericão contêm vitamina A e clorofila, substâncias que auxiliam na ação antibacteriana, cicatrizante, combatem o crescimento de tumores, desintoxicam as células, ajudam a proteger o coração e protegem o cabelo e a pele.
• Os alimentos de cor amarela, como: cenoura, mamão, manga, laranja, abóbora, pêssego e damasco possuem betacaroteno, vitamina B3 e ácido clorogênico, que evitam a formação de substâncias causadoras do câncer, que mantêm o sistema nervoso saudável e ajudam a proteger o coração.
• Os alimentos de cor vermelha, como: tomate, melancia, cereja, morango, caqui, goiaba e framboesa têm licopeno, substância que age como antioxidante. Mas recentemente foi apontado como um protetor eficaz contra o aparecimento de câncer de próstata. Os alimentos vermelhos ainda contêm antocianina, que estimula a circulação sanguínea.
• Os alimentos de cores brancas, como: leite, queijo, couve-flor, batata, arroz, cogumelo e banana são ricos em cálcio e potássio. Estes minerais são importantes para o funcionamento do organismo, pois contribuem na formação e manutenção dos ossos, na regulação dos batimentos cardíacos e para o funcionamento do sistema nervoso e dos músculos.
• Os alimentos de cor marrom, como: aveia, nozes, castanhas e cereais possuem fibras e vitaminas do complexo B. Tais substâncias e nutrientes têm importâncias vitais no organismo, pois melhoram o funcionamento do intestino, combatem a ansiedade, previnem o câncer e as doenças cardiovasculares.
• Os alimentos de cor roxa, como: uva, ameixa, beterraba, repolho roxo e figo são ricos em ácido elágico e quercetina, que diminuem os riscos de ataques cardíacos, neutralizam as substâncias cancerígenas antes de invadirem o DNA, melhoram o aspecto da pele e retardam o envelhecimento.
Lembrando... alimentação colorida = alimentação saúdável.
Bezzô
-
Quer comentar?
Postar um comentário