sábado, 19 de fevereiro de 2011

A química da paixão: amor, sexo, endorfinas e bobagens



Estava no MSN com minhas amigas e sempre aparece uns assuntinhos polêmicos, pérolas e grandes gargalhadas... tipo... rsrsrs,  hasuhasushasusahas, kkkkk, hihihihihihi... momentos deliciosos!

Como sempre, no papo de ontem estávamos falando sobre amor, sexo, endorfinas e bobagens =D e comentando o poder que certos filmes tem sobre nós e muitas vezes assistimos mais de uma vez, assistimos várias vezes... (Eu pelo menos tenho uma listinha anual pra repetecos...=D)  

Aí, comecei a pensar sobre o assunto...e quando eu começo a pensar... ai ai ai ui ui... Tenho um amigo que sempre me diz: "Não pensa muito não...quando você pensa..." =D

Porque será que nós mulheres adoramos assistir a filmes românticos?
Resposta: Porque isso supre nossa necessidade de romantismo na vida real.

Bom... racional e psicologicamente falando, nós somos atraídas pelos sons, pelas imagens, pelos efeitos especiais, pelo sobrenatural, pelo fantasioso, pelo irreal ... e de tão maravilhoso e surreal, isso tudo provoca uma sensação de bem estar, de aconchego, de uma realização quase pessoal, quando vemos essas cenas... é como se fôssemos nós ali, a viver aquele momento... ou seja, mesmo quando estamos vivendo um momento parecido na nossa vidinha real (isso é quase uma lenda =D) ainda assim ficamos emocionadas e continuamos querendo mais e mais ver cenas românticas... 

Sabe porquê?  Porque quando estamos em um momento romântico (com alguém ou vendo um filme) nosso cérebro produz substâncias químicas que viciam, uma droga que causa dependência... É exatamente nisso que eu estava pensando...bem estar vicia! Sabia?

Isso mesmo... Nosso bem estar é o responsável por uma verdadeira overdose de substâncias químicas na nossa corrente sanguínea como: adrenalina (ação, empolgação), ocitocina (paixão), feniletilamina (neurotransmissor da paixão), dopamina (calmante do amor), serotonina (alegria, euforia), e  muitas endorfinas (relaxa, dá prazer, e sensação de bem estar)... Que delícia!!! É impossível se controlar e resistir a essa química neh?

Mas aí vem aquela afirmação fatídica: "Filme é uma coisa, realidade é outra!"
(sempre tem alguém pra jogar um balde de água fria pra tentar apagar o nosso fogo! HUNF!) Sabe aquela sensação de bem estar quando comemos açucar demais e o mundo fica colorido e tudo fica lindo? ...e de repente... a taxa de açúcar no sangue cai vertiginosamente e temos uma hipoglicemia trazendo uma sensação horrivel? Eca! Rejeite esse sentimento...prefira a  sensação de hiperglicemia =D , uma overdose de chocolate, de coisas gostosas passando pela nossa corrente sanguínea =D... Prefira a química da paixão!

Se somos românticas assumidas e daí? Eu sou e assumo! Se eu tiver que chorar no cinema, vou chorar...as lágrimas são minhas...o sentimento é meu! =D Mas, eh  vero que a ficção é muito diferente da realidade.  Muito. Mas, por isso vamos permitir que as outras químicas ruins bombardeiem nosso cérebro deixando-nos deprimidas com a constatação de que nem tudo é Hollywood? Claro que não!!

É óbvio que discrepância entre a realidade e a fantasia é grande, ainda mais para quem não tem ainda o seu amor ao lado.  E com certeza, também vão surgir frases previsíveis como: "calma, uma hora vai aparecer alguém legal", e isso é péssimo de se ouvir, pra quem já está cansada de ouvir...e pior, de esperar! Mas, também quero dizer uma frase clichê e previsível: Uma hora aparece alguém legal, só não baixe a guarda nem deixe a peteca (auto-estima) cair, afinal como dizia nosso Frejat: "procuro um amor que seja bom pra mim, vou procurar,  eu vou até o fim..." E se até o Frejat já filosofou sobre isso é sinal que aquele grande amor existe pra todo mundo e está por ai, esperando pra nos encontrar. Não desista de ser a  protagonista de uma linda história de amor tah bom?

Sendo assim, estive pensando com meus batons...  se assistir a um filme que mistura ação, suspense, sobrenatural, desafio e romance causa toda essa liberação hormonal tão legal, todo esse frisson, imagine o que pode acontecer quando somos nós, numa cena real, quem causamos essa overdose de sensações em alguém?

Se queremos que alguém fique literalmente viciado em nós basta provocar neste alguém sensações reais de amor, sendo mulheres agradáveis, divertidas, companheiras, frágeis na medida certa, sexy além das possiblidades, =D perfumadas, falando coisas bonitas, enchendo-os de elogios, carinhos, mimos e de tesão... =D
Temos que dar o melhor de nós para o ator principal da nossa história, senão chega uma coadjuvante de curta metragem querendo entrar em cena... (mas afunda junto com o Titanic! =D)

Se os cineastas usam essa química da paixão nos filmes, podemos usá-la a nosso favor... essa química funciona na vida real. Acredite! 

Nosso "Love Story" vai ser campeão de bilheteria.  
Luz, câmera e ação! 

Inté!
bjkinhas


Quer comentar?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Coments recentes

Mar

Mar
De vez em quando tiro o mar de lá e ponho em mim. Só pra refletir a luz da lua.