quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

verdades e mentiras sobre o sabonete íntimo




Pesquisei sobre o sabonete íntimo, e acho muito interessante saber a opinião de um especialista porque já faço uso há alguns anos e, sinceramente ainda tinha dúvidas...Nunca tinha pensado sobre algumas questões abordadas pelo Dr. Rogério Lima, o ginecologista mais gato do universo. (meu irmão lindão =D) Leiam que é uma entrevista simples, porém super interessante e esclarecedora!!!

1. Ele protege mais que o sabonete comum?
Verdade. O sabonete íntimo possui uma composição neutra, sendo assim traz mais proteção porque não agride a mucosa genital e, portanto, não interfere no ambiente natural da região da vagina.

2. O sabonete íntimo elimina odores desagradáveis?
Mentira. O cheiro forte na região genital está relacionado a problemas genitais, como o corrimento, por isso o produto não tem o poder de eliminá-lo. Ele não trata a causa do problema. O produto vai disfarçar o odor apenas por alguns minutos. Porém, a não solução desse quadro serve como alerta de que existe uma alteração que deve ser investigada e tratada.

3. O produto altera o pH da vagina?
Mentira. Os sabonetes íntimos, que são recomendados pelos ginecologistas, devem possuir pH neutro, por isso não desequilibram o pH da vagina, evitando problemas como corrimentos e coceiras.

4. Eles oferecem menos risco de alergia?
Verdade. Como a composição do produto é específica para a área genital, ele oferece menos riscos de alergias. Todos os componentes presentes na formulação são mais leves e evitam irritações.

5. O uso do produto evita a proliferação de fungos e bactérias?
Verdade. Os sabonetes íntimos não prejudicam os lactobacilos responsáveis por proteger a região vaginal. Essas bactérias, conhecidas como lactobacilos de Dorderlein, evitam a proliferação dos germes causadores de infecções vaginais. Já os sabonetes comuns, principalmente os que não são neutros, podem eliminar os lactobacilos e deixam a saúde íntima mais exposta.

6. O sabonete íntimo não pode ser usado durante a menstruação?
Mentira. Não existe nenhuma contra-indicação. O produto não oferece nenhum risco quando usado durante o período, porque vai sempre acompanhar o pH apresentado pela vagina.

7. O produto não deve ser utilizado todos os dias?
Mentira. O uso diário do sabonete não prejudica a flora vaginal. Durante o banho, lavamos todas as partes do corpo, então, usar um sabonete neutro, que não agrida a mucosa vulvo-vaginal, é muito mais indicado do que adotar um sabonete convencional.

8. O sabonete íntimo é igual ao sabonete comum?
Verdade. Na prática, não existe nenhuma alteração considerável na fórmula dos dois produtos, portanto, eles se equivalem. Mas como os agentes (até mesmo o perfume) dos sabonetes íntimos são totalmente pensados para essa região, o risco de reação alérgica é mais baixo. A diferença está no pH. Enquanto os sabonetes comuns tendem para o pH básico ou neutro (entre 9 e 10), os sabonetes íntimos têm um pH ácido (entre 4 e 4,5) – resultado da composição com ácido láctico –, que mantém o pH vaginal ácido. Essa acidez é necessária para manter vivos os microorganismos e lactobacilos que vivem nessa região e têm como função proteger a mulher de possíveis infecções.

9. Na falta de sabonete íntimo podemos usar o antibactericida?
Mentira. Os sabonetes antibactericidas são vetados para a região vaginal. Eles são sabonetes capazes de combater as bactérias de superfície (pele e mucosa) e não devem ser usados na região genital, pois podem destruir os lactobacilos de proteção e aumentar (e muito) o risco de infecções e irritações na vagina.

10.O uso prolongado pode causar corrimento?
Mentira. Não existe nenhuma relação entre corrimento genital e o uso de sabonetes íntimos. O corrimento é causado por bactérias e fungos. E o produto não tem nenhuma ligação com a proliferação desses micro-organismos.

Obrigada ao Dr. Rogério pelos esclarecimentos. Beijo.
Ele volta aqui no blog qualquer hora dessas...=D

A vagina (parte interna do órgão genital feminino) não necessita de uma limpeza especial. No entanto, a vulva (parte externa) necessita de cuidados especiais. Outras dicas no blog: veja aqui.

A higiene íntima é necessária e deve ser feita  várias vezes ao dia. principalmente após as evacuações. Ela deve ser feita sempre da frente para trás. Deve-se usar medidas corretas como a lavagem, e, na impossibilidade da mesma, fazer a limpeza com lençinhos umedecidos. A mulher que não faz uma boa higiene higiene íntima tem a tendência de ter mais infecções urinárias, alergias, vaginites e pruridos. Vale lembrar que, nesta região, não se deve utilizar perfumes ou talcos. 

Assim como todo nosso corpo, a vulva também está propensa a sofrer o ressecamento. Este quadro pode desencadear uma coceira na região. O sabonete íntimo pode ajudar, pois possui menos ação detergente que os comuns e ainda tem uma composição hidratante. 

Embora eu não conheça nenhum estudo científico que comprove a sua eficácia em alguns pontos prometidos, esse produto traz conforto pra mim, e eu vou continuar usando.

Um alerta às usúarias dos sabonetes íntimos:  
A região genital feminina é muito mais sensível aos alérgenos e estes produtos não estão isentos de causar irritação, mesmo tendo sido formulados especificamente para uso local. As lavagens devem ser feitas apenas externamente, para não alterar o pH vaginal.

Té +
Bjim

2 comentários

Unknown disse...

Já sabia, mas foi bom a comfirmação da minha querida amiga enfermeira competente. Beijokas querida.
Leila Monteiro

Unknown disse...

oi amiga adorei seu blog, e obrigada pelos esclarecimentos!!
beijinhos
Cristina.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Coments recentes

Mar

Mar
De vez em quando tiro o mar de lá e ponho em mim. Só pra refletir a luz da lua.